quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Empreendedorismo: O sucesso nos negócios em moda
*Júnior NobreHoje em dia, com o “boom” da moda no Brasil todo mundo quer investir em moda, abrir loja de roupa, fazer faculdade de moda, mas poucos são os que analisam a fundo o que realmente querem na carreira (além do retorno financeiro) e muitos são os que “dão com os burros n água” e perdem dinheiro por falta de informação ou por investir em certas coisas, e economizando em outras. Algumas dicas para quem quer ter uma empresa de moda de sucesso: 1) Profissionalismo na gestão do empreendimento: Ok, você adora moda, tem uma reserva financeira e quer abrir uma loja ou confecção. Pesquisa o ponto (ou usa um que você tem o que pode ser um erro estratégico), resolve toda a parte burocrática, compra as peças a serem vendidas conforme seu gosto e abre a loja. Bom, começou errando. Em primeiro lugar você tem de pensar no seu cliente. Quem é seu público-alvo? Você não vai vender pra você mesmo e sim para outras pessoas. E, claro, pode entrar gente de todas as idades e de diferentes perfis na sua loja, mas quem é seu foco? Se com essa pergunta simples você já se perdeu, vale contratar um profissional habilitado para gerenciar a parte de marketing da sua empresa ou mesmo um consultor de marketing para te ajudar nesse início, elaborar o plano de marketing, definir seu público e até te ajudar a direcionar as compras, a comunicação da empresa, etc. E há muitas outras perguntas importantes para serem respondidas para uma gestão ser profissional e bem sucedida. Até mesmo uma divulgação errada da empresa pode “queimar” o nome dela. Existem “n” meios de divulgar seu negócio e alguns deles são gratuitos. Mas tem de ter foco pra saber onde e como divulgar. Até mesmo as marcas com as quais você trabalha (em casos de lojas multimarcas) devem ser estudadas para buscar coerência entre seu plano de marketing, seus objetivos e a prática. 2) Invista na identidade visual da empresa: Uma empresa como uma pessoa, precisa ter uma identidade, uma personalidade e transmite isso através da sua comunicação visual (layout das lojas, cores e formas da marca e logomarca e seus usos em papelaria, placa, etc). Assim como uma pessoa mostra muito dela através das roupas que usa, uma empresa também mostra quem é e a que veio através da comunicação visual. Se a empresa não tem personalidade, dificilmente conseguirá fidelizar clientes e tornar-se referência.3) Sem egocentrismo: Sua empresa é um produto. E, como produto, tanto pode ser um sucesso como um fracasso. E em certos casos é interessante buscar parcerias para a gestão da marca ou mesmo vendê-la visando seu total sucesso. Às vezes uma mudança de posicionamento também pode ser bem interessante para fazer uma empresa que não está tendo bons resultados ter mais visibilidade no mercado.4) Fique atento à distribuição de seu produto: A distribuição também tem de ser coerente com o que você quer para sua empresa. Em todos os sentidos. Se quer atender um público elitizado, não adianta vender seu produto em um local de classe D, por exemplo. E, se você produz, tem de distribuir para os locais certos e também cumprir com os prazos. Entregar apenas parte do combinado ou estourar os prazos não é bom para a imagem da empresa. 5) Seja único: Tenha diferencial. Alguma coisa você tem de oferecer que seus concorrentes não oferecem. E briga de preço está longe de ser uma boa estratégia. Tenha um bom diferencial, que torne seu negócio atrativo pro seu público e mais interessante em algum aspecto do que seus concorrentes. Por fim, mesmo em empresas familiares deve haver um pensamento de profissionalismo. Mesmo que você tenha uma confecção muito pequena deve pensar profissionalmente. E se tem uma loja, deve pensar muito além do seu gosto pessoal. A moda hoje no Brasil está muito mais evoluída. Hoje em dia até mesmo o público está mais exigente, pois tem muita opção de escolha. E você, como empreendedor, tem muita escolha ao pensar em segmentação, em quem quer que use seus produtos. Muitas vezes é mais interessante buscar um segmento pequeno, com poucos clientes, mas clientes que não sejam muito bem atendidos por outras marcas/empresas, do que querer atingir um público grande ou “atirar pra todo lado”, sem foco, entrar em briga de preço e outros erros bem comuns. Fique atento. Ana Bella Confecções:O exemplo de sucesso, vontade e dificuldade em empreenderVeja só o caso de Ana Bella, uma confecção registrada em Sobradinho, com pouco mais de 3 anos de funcionamento, tem um diferencial explícito voltado a ”ênfase na criação em cima de uma nova coleção evidenciada, e está voltada a representantes comerciais (sacoleiras)” para atendimento direto ao cliente. A desenvoltura da confecção Ana Bella hoje, configura em estar sempre precisando cadastrar novas revendedoras. Afixada em um ambiente familiar, sua maior demanda é a disponibilidade no mercado de mão de obra qualificada, pois boa parte de suas costureiras residem em Samambaia/DF, mais de 50 km do local de trabalho. Segundo Ana Paula Macêdo proprietária da Ana Bella,confessa está satisfeita com o empreendimento,e afirma que sua confecção está abarrotada de encomendas, mas encontra dificuldades em atender com mais desenvoltura sua clientela, pois demanda de mão de obra qualificada residente na cidade onde está situada a confecção. Seu produto é de excelência, trabalha como atacadista e o público alvo é a moda feminina jovem e para senhoras. Ana Paula disponibiliza também de outro serviço de encomendas, visando à alta costura para vestidos de festas.Como marketing de divulgação tem feito um trabalho efetivo de boca a boca com suas clientes através das representantes da Ana Bella e disponibiliza de um blog para divulgar as novidades do momento, número de celular para agendamento de visitas: (61) 8461.4546 e e-mail para informações e pedidos: anabellaloja@gmail.com * Junior Nobre é Jornalista & Gestor Comercial - fotos: Ana Bella Confecções
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
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